A Anhanguera Educacional considera que é seu dever e de seus estudantes, colaboradores e parceiros o respeito à promoção e a defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente. Por tal razão e diante do quadro de ruptura de equilíbrio - ambiental e social - em que o globo se encontra é que a Faculdade Anhanguera de Rondonópolis resolveu estimular entre seus alunos, em todos os cursos da instituição, ações de voluntariado e projetos de extensão que contemplem ações de conscientização, sensibilização e educação da população de Rondonópolis para as questões ambientais.
Assim, este blog foi criado para a publicação dos projetos desenvolvidos tanto pelos alunos da FAR, como também para divulgação de textos, sites, outros projetos cujo tema seja Meio Ambiente.

domingo, 17 de abril de 2011

Como construir um projeto de voluntariado (modelo simplificado)


Para começar o projeto precisa de um nome, mas este pode ser pensado durante a realização da escrita do projeto, após muita discussão e reflexão, escrevemos o projeto e assim este vai ganhando forma, aí podemos pensar em um nome.

O nome deve trazer uma mensagem que MOBILIZE os participantes, que CATIVE os parceiros, que seja CRIATIVO para despertar interesse, ou então EXPLICATIVO.

Exemplos:
Nome explicativo: Projeto de Recuperação e Divulgação de Artesanato Local, Projeto de Reflorestamento do Córrego Lins, Biblioteca Ambulante.

Nome que evoca mobilização: Quem Sabe Ensina, Férias Legais, Projeto Avançar.

Assim a CAPA  do projeto deverá trazer o NOME e um pequeno RESUMO do que é o projeto.
Muito cuidado com o resumo, pois ele poderá matar o projeto, caso não seja claro e objetivo, quem for ler pode não se interessar pelo resto.

OBJETIVOS

Devem expressar os resultados que o grupo quer alcançar.
Quando uma ação tem objetivos claros, as pessoas envolvidas têm foco, sentem-se orientadas, motivadas, engajadas.
Redigido de forma clara e precisa
O verbo deve estar no infinitivo.
Ex:   Propor, Acompanhar, Mobilizar, Envolver

JUSTIFICATIVA
Justificar é apresentar razões para a própria existência do projeto!
Em termos gerais, é possível justificar um projeto através de sua importância, oportunidade e viabilidade.

A justificativa deve responder
Por que fazer?
O que move o grupo a tomar a iniciativa?
Demonstrar o impacto do projeto
Demonstrar necessidade para o público alvo definido
Ao mostrar que o projeto é relevante e que terá impacto, certamente fará com que mais pessoas ou organizações queiram participar dele ou apóia-lo.

Na justificativa deverá estar a área de atuação, deve ficar bem claro se é educação, saúde, esporte, cultura, lazer, meio ambiente, nutrição, cidadania.

GRUPO DE TRABALHO
Quanto mais pessoas se sentirem “donas” do projeto, mais se sentirão responsáveis pelos resultados.
Definir as pessoas que estarão envolvidas no projeto, qual a responsabilidade de cada um, qual a tarefa de cada um e os objetivos de cada um.

PLANO DE AÇÃO
Um plano de ação deve conter as  intenções que podem ou não ser concretizadas na prática
Responder questões
Como fazer?
Quais as ações e fases necessárias?
Quando?
Qual o tempo necessário para cada fase?

Organizar as idéias de acordo com o tempo que dispomos.
Resumo de todas as atividades, por quem serão desenvolvidas e quando serão desenvolvidas.

Responder – O que iremos fazer?
Qual o primeiro passo a ser dado para se alcançar o resultado almejado?
Quem vai fazer o que?
Como serão realizadas as ações?
Quais os prazos para as atividades?
Como será a divulgação?
Pode ser através de tabela ou texto contínuo

Não esquecer de colocar – local, periodicidade, cronograma e plano de divulgação.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Quanto é necessário – recursos humanos, financeiros e materiais.
Listar todos os recursos que serão necessários para que o projeto aconteça de maneira satisfatória
Recursos – idéias, tempo, espaço físico, dinheiro, trabalho pessoas, materiais.
Orçamento do projeto.

AVALIAÇÃO
Levar em consideração os resultados esperados e como poderemos mensurar estes resultados.
Quais os instrumentos que utilizaremos para saber se o projeto alcançou o resultado desejado.


CASO AJA PRETENÇÃO DE BUSCAR PARCEIROS
Parcerias podem ser fechadas para obter recursos financeiros, físicos ou humanos.

BUSCANDO PARCEIROS

Primeiro passo – listar organizações – identificar aquelas que se ajustam ao projeto – ganha x ganha

Segundo passo – colocar o que se espera do parceiro

Terceiro passo – colocar o que vocês podem dar em contrapartida para o parceiro. Ex. Espaço em materiais impressos, visibilidade na mídia, visibilidade com o público atendido, etc...


 Bibliografia: 
Mori, Katia Regina Gonçalves, SOSA, Maria Eugenia e CRUZ, Priscila. Mãos à obra! 
Aliança Brasil Universitário /Fundação Educar, Instituto Faça Parte e UniEthos

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